MOMENTOS...

Montagem criada Bloggif

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

ARTICULANDO SABERES

Hoje, a leitura deleite foi do livro "Estrelas e Planetas" de Pierre Winters, coleção descobrindo o mundo. Esta obra oferece informações sobre a Terra, a Lua e o Sol, as estrelas e outros planetas, respondendo questões como por que existe o dia, por que o formato da Lua muda, se o Sol é uma estrela, quais planetas existem, entre outras. O livro inclui informações sobre o sistema solar e seu texto já possui a nova ortografia.
A partir dessa leitura trabalhamos mais de uma disciplina, levando em consideração que as crianças desenharam os planetas e coloriram, fizemos a discussão sobre as condições climáticas da Terra, bem como suas consequências para a vida aqui existente, trabalhamos a escrita das características de cada planeta e cada criança ressaltou seus conhecimentos a cerca do tema. Podemos dizer então, que fizemos um passeio nas seguintes disciplinas: ARTES, GEOGRAFIA, CIÊNCIAS, LÍNGUA PORTUGUESA.
Essa interação é uma maneira de complementar e suplementar, e possibilita a formação de um saber crítico que leva o aluno a refletir. Essa interdisciplinaridade visa garantir um conhecimento mais globalizado, rompendo com os limites das disciplinas.  

Capa do livro trabalhado
















7 comentários:

  1. Muito bom! Astronomia é uma ciência muito legal. São várias coisas para aprender.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Realmente Elaine, grandes descobertas...e o Gabriel sempre tem uma pergunta que me faz pesquisar mais e mais. Sempre sou desafiada pelos alunos, eu também tenho feito grandes descobertas com eles.

      Excluir
    2. Sem contar Laura que quando chega em casa ,(ainda no caminho), vai me questinando coisas da aula .

      Excluir
  3. Parabéns à professora Laura Moraes e aos queridos alunos do 3º ano - A!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Letícia, todo esse trabalho é possível, por que você e a Rossana sempre nos apoiam. Vocês fazem a diferença!!

    ResponderExcluir