MOMENTOS...

Montagem criada Bloggif

domingo, 20 de setembro de 2015

"OPERAÇÃO RISOTO" - EVA FURNARI / ESTÍMULOS LITERÁRIOS/ GÊNEROS TEXTUAIS

Sabemos que as crianças brincam de escrever antes mesmo de começarem a frequentar a escola, daí parte a importância que deve ser dada à produção de texto desde a alfabetização inicial.
Nos momentos de produção de texto, noto que algumas crianças ainda se sentem inseguras ao escreverem, o que é muito natural em uma turma de terceiro ano, porém tenho mostrado pra eles que os erros nos ensinam e que eles só irão produzir textos cada vez melhores o quanto mais escreverem. No meu pensar, a organização dos elementos textuais são imprescindíveis, deixo bem claro para os alunos que tipo de texto iremos produzir sua função, seu objetivo (para que, e porque), a legibilidade, pois outras pessoas irão ler. E a ajuda e o incentivo, é claro!  
Os pais podem estar acompanhando em casa e observar que estamos trabalhando diferentes gêneros textuais, bilhetes, cartas, poemas e contos. As crianças precisam ser desafiadas.
No momento as crianças estão apaixonadas pela escrita de bilhetes e cartas. Devemos toda essa inspiração a obra literária  de Eva Furnari " Operação Risoto" de onde retiramos o texto Carta para o professor Bóris. 

Arquivo Pessoal


Produção de bilhete. Aluna Hilary

Escrita em diário

Produção de carta. Aluna Giovana


7 comentários:

  1. Ai meu Deus essas meninas são demais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Andreia, estão demais!! A cada dia produzindo melhor! Um orgulho para todos nós da escola.

      Excluir
  2. Ai meu Deus essas meninas são demais

    ResponderExcluir
  3. Esta é uma proposta de trabalho muito interessante, usar o texto leve e divertido da Eva Furnari para despertar nos alunos a vontade de produzir textos.
    E eles se saíram bem. Super criativos.

    ResponderExcluir
  4. Um amadurecimento notório neles...cheio de ideias para escrever.

    ResponderExcluir
  5. Essa é a palavra Elaine...amadurecimento. realmente é isso que acontece com as crianças nessa fase, dai o desejo pela escrita de textos acontece naturalmente. E idéia para essa turma nunca foi o problema...a criatividade é a flor da pele.

    ResponderExcluir
  6. Essa é a palavra Elaine...amadurecimento. realmente é isso que acontece com as crianças nessa fase, dai o desejo pela escrita de textos acontece naturalmente. E idéia para essa turma nunca foi o problema...a criatividade é a flor da pele.

    ResponderExcluir